Anterior

Pesquisa realizada pelo Instituto Paul Singer em periferias urbanas aprofunda odebate sobre Desenvolvimento Solidário

Neste mês de setembro lançamos os dados da pesquisa “Desenvolvimento territorial nas periferias das grandes cidades orientado pela economia solidária, agricultura urbana e educação transformadora”, realizada pelo Instituto Paul Singer com apoio da Fundação Tide Setúbal entre os meses de setembro/2023 e julho/2024.

O objetivo da pesquisa foi investigar como economia solidária, agroecologia e educação transformadora se articulam na promoção do desenvolvimento solidário, a partir de experiências que atuam em periferias de grandes cidades brasileiras. Como recorte empírico e com a preocupação de abranger as cinco regiões brasileiras, focamos em experiências de São Paulo/SP, Brasília/DF, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Salvador/BA e Maricá/RJ. Orientados pela metodologia da pesquisa-ação, realizamos visitas em diversas instituições que promovem o desenvolvimento dos territórios onde estão inseridas a partir do “tripé” do desenvolvimento solidário; além de organizar ciclos de debates com integrantes dessas organizações, criando espaços de construção coletiva do conhecimento e fortalecendo as redes e relações entre as instituições.

Um ciclo de debates virtuais sobre desenvolvimento solidário, realizado em maio/2024 no âmbito da pesquisa, pode ser acessado no canal do Youtube do Instituto Paul Singer: https://youtube.com/playlistlist=PLBx_afOJsOYJtgqm61SSWrbIujo2TK6QJ&si=d0TzxWeSmX_PmL1-


Um resumo executivo com os principais resultados da pesquisa será publicado em breve. Nele, apresentamos de forma sucinta as organizações que promovem o desenvolvimento territorial solidário com base nas experiências visitadas. Também trazemos as lições que aprendemos com essas instituições sobre a promoção da economia solidária, da agroecologia urbana e de uma educação transformadora, focando na importância de um olhar interseccional que combina gênero, raça e classe para pensar o
desenvolvimento, e dando visibilidade para o papel das redes e arranjos de desenvolvimento solidários onde encontramos de forma potente o “tripé” do desenvolvimento solidário. Apresentamos também proposições e orientações para a promoção do desenvolvimento territorial solidário voltados para a ação comunitária, o poder público e o investimento social privado.


Essa pesquisa é um passo importante na conceituação e qualificação do Desenvolvimento Solidário como um projeto de país, como vem sendo trabalhado pelo Instituto Paul Singer. Ao longo do mês de setembro/2024 realizaremos mais atividades para divulgar a pesquisa, que serão divulgadas nas nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *