Anterior

Lançamento da Coleção Memórias da Economia Solidária

Um modelo de desenvolvimento mais justo, solidário e sustentável: essa é proposta de uma economia solidária, conceito criado pelo economista Paul Singer. Mas, mais do que um conceito, essa é, de fato, a realidade vivida pelas pessoas entrevistadas pelo Museu da Pessoa ao longo do ultimo ano.

Essa é uma realidade antiga para diversos grupos e classes sociais do Brasil e do mundo. A economia solidária é uma alternativa para se viver de maneira horizontal, tendo o fruto do trabalho de todos dividido de forma igualitária.

O projeto “Memórias da Economia Solidária”, desenvolvido pelo Museu da Pessoa em parceria com o Instituto Paul Singer e com o Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB-USP), registrou e reuniu em uma coleção digital, a experiência de 15 pessoas de todo Brasil que vivem a economia solidária em seu cotidiano.

Através dessas histórias de vida, o projeto anseia em mostrar um retrato atual e popular da economia solidária, enquanto potência já semeada e muito colhida, mas que pode ainda dar mais frutos, enquanto forma de viver alternativa e possível.

O lançamento da coleção digital ocorreu no dia 22 de Março deste ano, no Centro de Pesquisa e Formação do SESC SP, em um evento que contou com palestras do coordenador de Pesquisa do Museu da Pessoa Lucas Torigoe, do entrevistado Arildo Mota Lopes, do diretor executivo do Instituto Paul Singer Marcelo Gomes Justo e da representante da equipe técnica do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, Elisabete Marin Ribas (IEB-USP). No mesmo dia, também foi feito a abertura do acervo de Paul Singer, consolidado pelo (IEB-USP) com apoio do Instituto Paul Singer. O evento ainda contou com a presença do conselheiro do Instituto Paul Singer e Deputado Estadual de São Paulo, Eduardo Suplicy.

Você pode conferir as 15 histórias na íntegra no site do Museu da Pessoa https://museudapessoa.org/colecao/mem-rias-da-economia-solid-ria 

O projeto “Memórias da Economia Solidária” é uma realização do Museu da Pessoa, em parceria com o Instituto Paul Singer e apoiado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, por meio de emenda parlamentar destinada pelo Vereador Eduardo Suplicy.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *