Anterior

Paul Singer 90 Anos: Intérprete do Brasil

Rememorar Paul Singer, pois o mestre não era dado a celebrações. Porque Paul Singer está entre nós nas várias ações de economia solidária disseminadas pelo país, no seu exemplo de intelectual militante e nas suas contribuições teóricas, que fazem dele um dos principais intérpretes do Brasil da sua geração. Unindo, sempre, teoria e práxis, em cada frase escrita, em cada palavra proferida, em cada proposta discutida com os movimentos populares. Para compreender a especificidade do país no seio do capitalismo mundial, buscando atuar sobre as suas contradições aqui e agora, assim como ele nos ensinou. Enfim, para explicitar o seu legado e descortinar novas possibilidades de interpretação e ação. 

Com esse intuito, o Instituto de Estudos Brasileiros e o Centro Universitário MariAntonia, da Universidade de São Paulo, e o Instituto Paul Singer organizam o seminário e a exposição Paul Singer 90 Anos: Intérprete do Brasil, entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro, e uma exposição que segue até 28 de fevereiro, no edifício da rua Maria Antônia, onde Singer atuou num período decisivo de nossa história como professor e intelectual. Antes já atuara no sindicato dos metalúrgicos de São Paulo, com 20 anos de idade, no Partido Socialista Brasileiro (PSB) e em várias entidades de esquerda. Depois, se vincularia ao Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), nos anos 1970, até voltar à USP nos anos 1980, já como professor da Faculdade de Economia e Administração (FEA), agora localizada na cidade universitária.

A exposição apresenta fac-símiles de documentos da Biblioteca e do Arquivo de Paul Singer, doados pela sua família ao IEB, em uma linha do tempo que apresenta sua longa trajetória intelectual. O Seminário discute essa trajetória em quatro mesas, explorando as suas várias facetas. A mesa 1, “O intelectual e professor”, reúne depoimentos daqueles que conviveram com Paul Singer na USP e no Cebrap. A mesa 2 aborda “o militante e o gestor público”, com ênfase na sua atuação no Partido dos Trabalhadores (PT), no governo Luiza Erundina e na Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) durante os governos Lula e Dilma. As mesas seguintes concentram-se nos temas em que imprimiu a sua marca, destacando-se como um importante intelectual latino-americano. Na mesa 3, o foco é “cidade e trabalho” e, na mesa 4, “desenvolvimento e economia solidária”. Não há como pensar o Brasil contemporâneo sem passar por sua interpretação original e sistemática.

Paralelamente ao seminário, e à exposição – a partir do Acervo Paul Singer doado ao IEB USP –, cuidadosamente pensada para destacar essas várias facetas do mestre, teremos a exibição do filme “Paul Singer – Uma utopia militante” e o lançamento dos dois primeiros volumes da Coleção Paul Singer, das editoras Unesp e Fundação Perseu Abramo. 

Venham participar, conhecer e discutir o legado desse intelectual militante que lutou em defesa do desenvolvimento solidário e da democracia, que no seu entender eram uma maneira de viabilizar uma sociedade fraterna e socialista no Brasil e no mundo.

Em 1962, há sessenta anos, o economista Paul Singer assim escrevia na Revista do DIEESE: “emancipação do trabalho significa reconciliar o trabalhador com seu trabalho, significa tornar todo e qualquer trabalhador equivalente ao que realiza uma pessoa que planta uma flor. Uma flor para si, para o seu jardim, para embelezar a sala de jantar… É possível fazer isso? Será possível tornear uma peça como se planta uma flor? Será possível bater uma estaca, assentar tijolos, imprimir um livro, guiar um bonde como se planta uma flor? Sim, é possível”.

Nós continuamos acreditando, professor!

Seminário

29 de novembro a 1 de dezembro de 2022

Exposição

29 de novembro a 28 de fevereiro de 2023

DIA 1 29 nov 2022

MESA ABERTURA

14h [Salão Nobre]

Sônia Salzstein [Diretora IEB USP]

Marcelo Justo [Diretor executivo Instituto Paul Singer]

Ana Castro [Diretora CEUMA USP]

Maria Sylvia Saes [Vice-diretora FEA USP]

MESA 1 O intelectual e o professor

14h30 às 16h30 [Salão Nobre]

Gabriel Cohn [FFLCH USP]

Frederico Mazzucchelli [Unicamp]

Leda Paulani [FEA USP]

Mediador: Lincoln Secco [FFLCH USP] 

MESA 2 O militante e o gestor público

17h às 19h30 [Salão Nobre]

Luiza Erundina [Deputada Federal]

Ladislau Dowbor[PUC SP]

Fábio Sanchez [UFSCar]

Mediadora: Mariana Giroto [Instituto Paul Singer]

19:30H – Lançamento do livro Um Governo de Esquerda para Todos – Luiza Erundina na Prefeitura de São Paulo (1989 – 1992), de Paul Singer. Nova publicação de título esgotado, agora com prefácio de Luiza Erundina especialmente para esta edição patrocinada pelo CEDEM (Cedem de Documentação e Memória) da UNESP, que detém o acervo do governo municipal da ex-prefeita. Foi reimpresso pelo selo Cultura Acadêmica.

Exposição – Paul Singer 90 anos: Intérprete do Brasil 

Abertura 20h [3º andar CEUMA USP]

Sonia Salzstein [IEB USP]

DIA 2 30 nov 2022

MESA 3 Intérprete do Brasil: cidade e trabalho

14h00 às 16h30 [Salão Nobre]

Ermínia Maricato [FAU USP]

Egeu Esteves [Unifesp] 

Alexandre Barbosa [IEB USP]

Mediadora: Ana Paula Koury [USJ/ FAU Mackenzie]

MESA 4 Intérprete do Brasil: desenvolvimento e economia solidária

17h00 às 19h30 [Salão Nobre]

Roberto Marinho Silva [UFRN]

Reinaldo Pacheco da Costa [Poli e ITCP USP]

Nelsa Nespolo [Justa Trama/Unisol]

Mediador: Marcelo Justo [Instituto Paul Singer]

Coleção Paul Singer, das editoras Unesp e Fundação Perseu Abramo

Coquetel – 19h30

Lançamento 20h [3º andar CEUMA]

André Singer [USP]

Helena Singer [Ashoka Brasil]

DIA 3 01 dez 2022

Paul Singer – Uma Utopia Militante

Exibição do filme 17h00 [Sala de Cinema Carlos Reichenbach]

Conversa com:

Ugo Giorgetti [Diretor]

Marcos Barreto [Produtor]

Sonia Kruppa [FE USP]

    3 Comentários

  1. Jorge Artur Canfield Floriani
    14 de novembro de 2022
    Responder

    Beleza!

  2. IDACI FERREIRA DA CONCEIÇÃO DA SILVA
    16 de novembro de 2022
    Responder

    Excelente programação!!! Parabéns!!
    Gostaria de saber se haverá transmissão virtual.
    Moro em Salvador e sem possibilidade de participar presencialmente em São Paulo neste momento. Mas, sendo virtualmente consigo acompanhar.
    Atenciosamente,
    Idaci Ferreira

  3. Alexandre Ugarte
    24 de novembro de 2022
    Responder

    Estamos entrando numa nova era, onde o cooperativismo terá maior importância no desenvolvimento de território diminuindo assim a desigualdade.
    Viva a Economia Solidária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *