Anterior

Novos Cursos no Instituto

O Instituto Paul Singer com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo lança três novos cursos em julho, agosto e setembro de 2022.

Todos os cursos são baseados no diálogo e na troca de conhecimentos entre os presentes, na relação entre teoria e prática e com a participação de palestrantes que são referências nos temas.

São os seguintes títulos, conteúdos e objetivos:

1) Introdução à Economia Solidária (presencial)

Apresentar a economia solidária como alternativa viável de organização dos trabalhadores desempregados e trabalhadores informais em condições precárias. Demonstrar as possibilidades e as vantagens das saídas coletivas da pobreza. Temas: o que é economia solidária (contexto histórico); as iniciativas organizadas por catadores, ambulantes e outros trabalhadores precarizados e sem direitos; como formar empreendimentos de economia solidária; políticas públicas.

2) Juventudes e movimentos sociais (virtual)

O curso resulta de levantamento sobre a atuação das juventudes nos movimentos da economia solidária, da ocupação da política, antirracista, feminista, pela justiça ambiental, pela educação transformadora. Apresentará as expressões culturais desses movimentos, suas tecnologias e suas estratégias de liderança. Os objetivos são discutir as visões, estratégias e metodologias que as juventudes têm desenvolvido para ocupar os espaços e processos de decisão na política, economia, educação, cultura e demais campos da luta social.

3) Bem viver e outros mundos possíveis na América e em África (virtual)

Colocar em debate concepções de mundo que são distintas ao processo civilizatório moderno. A pandemia do coronavírus evidenciou as crises socioambientais, econômicas e civilizatória; então, visa-se problematizar categorias que nunca separaram humanidade e natureza. As experiências latinoamericanas de Bem Viver e outras semelhantes em África são apresentadas como lutas e concepções contrárias aos danos do capitalismo neoliberal nos níveis territoriais. A questão que se coloca é: tais lutas e concepções são universalizáveis e substituem as lutas e concepções anteriores de anticapitalismo?

Mais informações:

  • Os cursos são de 5 encontros de 2 horas cada. 

Introdução à Economia Solidária

Local: sede da Fundação Rosa Luxemburgo – São Paulo 

Datas: 5, 12, 19, 26 de julho e 2 de agosto (terças) 

Horário: das 19:00h às 21:00h

Vagas: 40 

Público-alvo: prioritário aos militantes de movimentos sociais.

Coordenação: Guilherme Prado

Parceiro na elaboração do curso: MTST – frente Sem Direitos.

Juventudes e Movimentos Sociais

Local: online 

Datas: 4, 11, 18, 25 de agosto e 1 de setembro (quintas)

Horário: das 19:00h às 21:00h 

Vagas: 100

Público-alvo: estudantes, professores e público em geral.

Coordenação: Lilian L. Kelian  

Parceiros na elaboração do curso: coletivo de juventude do MTST, Agência Solano Trindade, Livres – Santos, JuveSol e EngajaMundo. 

Bem viver e outros mundos possíveis na América e em África

Local: online  

Datas: 2, 9, 16, 24 (sábado) e 30 de setembro (sextas).  

Horário: das 18:00h às 20:00h. Observação: excepcionalmente, o quarto encontro será no sábado, dia 24/09, das 10;00h às 12:00h.  

Vagas: 100

Público-alvo: geral

Coordenação: Iolanda Évora (articuladora do Instituto Paul Singer) 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *