Anterior

Economia Solidária, Juventudes e movimentos sociais e Bem Viver em América e em África foram temas dos cursos oferecidos pelo instituto em 2022

Neste segundo semestre, o Instituto Paul Singer com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, ofereceu 340 vagas em três cursos gratuitos, cada um com 10 horas de duração em 5 encontros presenciais e virtuais.

A programação foi iniciada em julho, na sede da Fundação Rosa Luxemburgo em São Paulo, com o curso presencial Introdução à Economia Solidária, elaborado em diálogo com o MTST – frente Sem Direitos e apresentou a economia solidária como alternativa viável de organização dos trabalhadores desempregados e trabalhadores informais em condições precárias e demonstrou as possibilidades e as vantagens das saídas coletivas da pobreza. O instituto priorizou as 40 vagas desse curso inicial aos militantes de movimentos sociais.

No mês de agosto o curso online Juventudes e movimentos sociais, realizado através da plataforma Zoom, em diálogo com o coletivo de juventude do MTST, Agência Solano Trindade, Livres – Santos, JuveSol e EngajaMundo e abordou a atuação das juventudes nos movimentos da economia solidária, da ocupação da política, antirracista, feminista, pela justiça ambiental, pela educação transformadora e apresentou as expressões culturais desses movimentos, suas tecnologias e suas estratégias de liderança com o objetivo de discutir as visões, estratégias e metodologias que as juventudes têm desenvolvido para ocupar os espaços e processos de decisão na política, economia, educação, cultura e demais campos da luta social. Até o final do ano o instituto disponibilizará recortes das palestras apresentadas no Youtube.

Finalizando a programação do Instituto Paul Singer em 2022, o curso Bem viver e outros mundos possíveis na América e em África, foi realizado através da plataforma Zoom e transmitido pelo canal do Youtube com algumas aulas abertas ao público em geral.  Os palestrantes apresentaram as experiências latino-americanas de Bem Viver e outras semelhantes em África, destacando as lutas e concepções contrárias aos danos do capitalismo neoliberal em seus territórios. As palestras do Bem viver estão disponíveis na íntegra através do canal Instituto Paul Singer no Youtube.

É importante salientar que todos os cursos foram baseados no diálogo e na troca de conhecimentos entre os presentes e na relação entre teoria e prática com a participação de palestrantes que são referências nos temas apresentados.

O Instituto Paul Singer agradece o apoio e parceria das entidades e movimentos que ajudaram na elaboração e realização dos cursos, aos palestrantes e coordenadores e todes que participaram presencial ou virtualmente das palestras.