Está no ar o relatório da pesquisa Desenvolvimento Territorial Solidário: lições aprendidas nas periferias urbanas sobre a potente articulação entre economia solidária, agroecologia educação transformadora
A pesquisa sobre experiências de Desenvolvimento Solidário em periferias urbanas foi realizada pelo Instituto Paul Singer, com apoio da Fundação Tide Setubal, entre setembro/2023 e julho/2024. A pesquisa teve como proposta identificar, mapear e dialogar com organizações que atuam com a promoção do desenvolvimento territorial a partir de ações de economia solidária, agroecologia e educação transformadora em grandes centros urbanos brasileiros.
A partir da visita a diferentes organizações, localizadas em Manaus/AM, Salvador/BA, Brasília/DF, Maricá/RJ, São Paulo/SP e Porto Alegre/RS, pudemos reunir uma série de aprendizados sobre como a potente articulação entre economia solidária, agroecologia e educação transformadora alteram a correlação de forças nos territórios, promovendo o desenvolvimento solidário a partir da ação dos sujeitos locais.
Durante este processo, apostamos na metodologia da pesquisa-ação, dialogando diretamente com integrantes dessas organizações em espaços de construção coletiva do conhecimento. Foram realizadas oficinas e debates virtuais (disponíveis no canal do youtube do Instituto Paul Singer) e presenciais. Essas atividades também visaram contribuir com o fortalecimento das redes e vínculos entre as organizações.
Os resultados desta pesquisa estão reunidos em duas publicações: uma é o relatório completo da pesquisa; a outra, uma versão resumida com os principais aprendizados.
Esperamos com a divulgação desse material contribuir com as organizações orientadas para a promoção de um desenvolvimento solidário dos territórios. Qualificar a ideia de desenvolvimento solidário, à luz da obra de Paul Singer e das experiências concretas que já estão em curso, é um passo na construção de um projeto para o Brasil, como buscamos construir com as ações do Instituto Paul Singer.
Boa leitura!