O Instituto organiza iniciativas que buscam influenciar a formulação de políticas públicas, processos políticos e imaginários coletivos no sentido da promoção da democracia e da solidariedade, do enfrentamento a todas as formas de desigualdade e injustiça e na recriação da política com sentido humano e ético. Para tanto, mapeia interlocutores e espaços de participação, integra coletivos, grupos de trabalho, redes e coalizões na elaboração conjunta de pactos e apoio à tramitação de projetos de lei, participa de seminários e eventos, posiciona-se publicamente em relação a temas específicos, produz e publica conteúdos que estabelecem e fortalecem novos pontos de vista. Além disso, busca caminhos para produzir análises de conjuntura e notas técnicas.
Comissão de Responsabilidade Social e Economia Solidária do Cofecon e Prêmio Paul Singer de Boas Práticas Acadêmicas
Desde junho de 2021, o Instituto participa da Comissão de Responsabilidade Social e Economia Solidária do Conselho Federal de Economia – Cofecon. Entre outras atividades, a comissão realiza o prêmio Paul Singer de Boas Práticas Acadêmicas, cujo objetivo é reconhecer e premiar trabalhos de extensão universitária em economia solidária, seja de incubação e de assessoria de projetos. Os vencedores são anunciados durante lives realizadas na semana em que se celebra a Economia Solidária no Brasil.
O instituto participou da cerimônia de entrega dos prêmios aos dois trabalhos vencedores da segunda edição (2023), em fevereiro de 2024 em Brasília – DF. Neste ano, houve a terceira edição do prêmio.
Saiba mais em: https://cofecon.org.br/premiopaulsinger/
Ação Brasileira de Combate às Desigualdades – ABCD
Desde agosto de 2022, o Instituto integra a ABCD, que é uma rede de 50 organizações e movimentos sociais. Em 2023, a rede lançou o Pacto Nacional de Combate às Desigualdades, com três frentes: Observatório Brasileiro das Desigualdades, Frente Parlamentar de Combate às Desigualdades e o Prêmio de Combate às Desigualdades para os municípios. A ABCD mantém uma coluna quinzenal no jornal Folha de S. Paulo, para a qual o Instituto colabora regularmente.
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/desigualdades/2022/07/economia-solidaria-como-estrategia-para-enfrentar-a-desigualdade.shtml
Em 2024, o instituto apresentou os resultados da pesquisa “Desenvolvimento territorial e solidário nas periferias das grandes
cidades orientado pela economia solidária, agricultura urbana e educação transformadora” na abertura da Semana de Combate às Desigualdades, organizada pelo Pacto Nacional pelo Combate às Desigualdades.
Como parte dessa parceria, os diretores do instituto publicaram o artigo “Desenvolvimento solidário gera trabalho, renda e reduz desigualdades”, na coluna Desigualdades da Folha de S. Paulo, dia 21/05/2024.
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/desigualdades/2024/05/desenvolvimentosolidario-gera-trabalho-renda-e-reduz-desigualdades.shtml
Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária
Realizamos com a Rede de Gestores, a Rede Brasileira de Banco Comunitários, a Associação Brasileira de Municípios (ABM) e o CRCA (Centro de Referência em Cooperativismo e Associativismo) uma página eletrônica com recomendações sobre economia solidária aos candidatos às prefeituras e às câmaras municipais da eleição de outubro de 2024.
Participamos da live organizada por Bancos da Democracia e pela TV Atitude Popular com o tema: Economia Solidária nas Eleições Municipais: incidência para cidades mais sustentáveis, com Joaquim Melo (Rede Brasileira de Bancos Comunitários e Municipais), Mariana Giroto (Rede de Gestores de Economia Solidária e Instituto Paul Singer) e Marcelo G. Justo (Instituto Paul Singer), dia 29 de julho de 2024.
Além disso, participamos também do Encontro de Planejamento da Rede de Gestores com as prefeituras que atuam na Economia Solidária no Estado de São Paulo, ocorrido na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, dia 6 de março de 2024, a convite de Mariana Girotto.
Semana Nacional de Tecnologia Social e Cerimônia de Premiação da 12ª Edição do Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social
O instituto foi convidado para apresentar palestra na Mesa – A potência, complementaridade e convergência entre a Tecnologia Social e a Economia Solidária na promoção da inclusão social e do desenvolvimento sustentável, no dia 19 de junho de 2024. Assista em https://youtu.be/jFG39-e2_qU?si=sydklvhQUznpTrEN&t=1362
Conferências municipal e estadual de São Paulo – 4ª CONAES
O instituto teve representantes nas comissões organizadoras da 4ª. Conferência de Economia Popular e Solidária nos níveis municipal (representado por Beatriz Schwenck) e estadual (representado por Fabio Sanchez). Estas conferências são preparatórias para a 4ª. Conferência Nacional que ocorrerá em 2025 e visam a apresentação de propostas e a eleição de delegado(a)s. Na Conferência municipal, que contou com a presença de quatro pessoas do instituto (Beatriz Schwenck, Egeu Esteves, Mariana Giroto e Marcelo Justo), conseguimos defender propostas e eleger uma delegada para a Conferência Nacional. A Conferência Estadual foi adiada para 2025.
Plenária de Construção do Programa de Governo de Boulos e Marta à prefeitura de São Paulo
Participamos na plenária sobre Desenvolvimento Local e Econômico: Trabalho, Emprego e Renda, com Guilherme Boulos (pré-candidato à prefeitura de SP), Nelson Marconi (professor da FGV-SP, coordenador do Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo), Mariana Girotto (Rede de Gestores de Economia Solidária e Instituto Paul Singer), Manoel Souza (Fórum dos Ambulantes), Helena Singer (Instituto Paulo Singer) e Aroaldo Oliveira da Silva (Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial), dia 13 de abril de 2024, no Instituto de Arquitetos do Brasil.
XV Seminário da Rede de Observatórios do Mercado de Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE
Participamos no debate virtual sobre Economia popular e solidária, dia 05/12/2024, com os seguintes palestrantes: Marcelo Justo – diretor executivo do Instituto Paul Singer; Felipe Vella Pateo – técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA; Marcos Aurélio Souza – técnico do DIEESE; e com os convidados especiais: Gilberto Carvalho – Secretário Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes) e Francisco José Couceiro de Oliveira – assessor da Senaes.