Acervo
Colaborar com a preservação, a ampliação, a exposição e a disponibilização do acervo e das obras e fornecer subsídios para atividades de formação e pesquisa realizadas pelo Instituto Paul Singer e também pelos parceiros.
- Disponibilização online de material selecionado de Paul Singer e sobre ele. Ver o site http://paulsinger.com.br/
- Presença online: divulgação de ações, notícias e agenda do Instituto e dos parceiros nas redes sociais.
- Convênio com Instituto de Estudos Brasileiros – IEB/USP, responsável pelo acervo Paul Singer, para divulgação.
- Divulgação do relançamento das obras de Paul Singer.
- Acompanhamento, fomento e divulgação de novas publicações, filmes e eventos.
Pesquisa e Desenvolvimento
Esta área de atuação se iniciou com o mapeamento do campo de atuação do Instituto ao longo de 2021. Neste sentido, durante o primeiro ano, o Instituto Paul Singer teve a plasticidade necessária para se moldar no diálogo com as entidades parceiras e suas necessidades. A pergunta norteadora foi: o que o Instituto pode oferecer, de acordo com sua missão, que ajudaria a entidade a atingir seus objetivos?
Os objetivos deste levantamento foram aproximar as experiências existentes, identificar as associações e organizações que trabalham na mesma perspectiva e propor projetos que possam consolidar a experiência.
O Instituto poderá buscar apoio às pesquisas relacionadas ao acervo no IEB/USP e outras relativas a sua missão, assim como, criar prêmios a trabalhos acadêmicos.
O Instituto deverá sediar pesquisas e integrar projetos em parceria para fomentar iniciativas de transformação local orientadas para a solidariedade, a democracia e superação das desigualdades.
Formação
Visando a reinvenção do legado de Paul Singer, o instituto organiza cursos, debates, seminários e outras formas de eventos em diversas áreas do conhecimento, tendo como referência, mas não como limite, a ampla produção do autor em economia (desenvolvimento econômico, história econômica brasileira, economia política, mundo financeiro, economia solidária); história (Brasil; moedas; classe trabalhadora); filosofia política (Karl Marx, Stuart Mill, Rosa Luxemburgo, Socialismo autogestionário); demografia (dinâmicas populacionais; migrações, fecundidade e políticas demográficas); urbanismo (cidades; planejamento urbano; plano diretor; orçamento participativo); sociologia (trabalho; inovações tecnológicas; inovações sociais; democracia; políticas de saúde); ciência política (governo de esquerda; partidos políticos; políticas públicas); educação (papel da universidade; educação na economia solidária).
Nesta perspectiva, serão organizados encontros, oficinas e encontros em outros formatos que possibilitam as interconexões de propostas interdisciplinares, intersetoriais, em linguagens multimídia e sempre no diálogo entre a produção acadêmica e o conhecimento produzido pelos movimentos e entidades sociais.
O material do Acervo será amplamente utilizado na elaboração de formações.
Os percursos formativos podem ser voltar para três frentes:
- Profissional (Para entender o mundo): ferramentas necessárias mapeadas a partir das demandas das entidades parceiras, relacionadas à ampliação das possibilidades de atuação no mundo do trabalho não capitalista, geração de renda e evolução dos empreendimentos.
- Repertório (Povo em movimento): conhecimentos históricos, culturais e científicos que possibilitem compreender e questionar a sociedade ampliando a capacidade de transformá-la. Organizam-se cursos de economia, sociologia, demografia, ciência política, filosofia, urbanismo, educação e outras áreas que se mostrem pertinentes.
- Fronteiras do pensamento-ação (Utopia militante): fortalecimento e avanço das ideias, métodos e práticas que sustentam os caminhos para uma sociedade socialista democrática e solidária, a transformação das instituições e das relações de poder.