Para dar continuidade ao grande legado do “Professor”, como Paul Singer era conhecido, o Instituto oferece formações em variados formatos. A partir das formações oferecidas, constituímos um catálogo de cursos que podem ser reeditados e disponibilizamos no canal do Youtube cursos online.
Cursos já realizados:
· Introdução do Desenvolvimento Solidário: Economia, política, educação e alimentação para territórios solidários
Em parceria com a Fundação Tide Setubal e o Instituto NUA (Nova União da Arte), a primeira edição do curso realizou-se entre 2023 e 24 com os moradores dos bairros Jardim Lapena e União de Vila Nova, na zona leste de São Paulo.
· Economia Solidária e Cooperativismo: uma abordagem emancipatória
Em parceria com Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, curso virtual de extensão.
· Introdução à Economia Solidária
A primeira edição do curso foi realizada em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, de modo presencial, em sua sede, em 2022. Apresenta a economia solidária como alternativa viável de organização dos trabalhadores desempregados e trabalhadores informais em condições precárias. Demonstra as possibilidades e as vantagens das saídas coletivas da pobreza. Temas: o que é economia solidária (contexto histórico); as iniciativas organizadas por catadores, ambulantes e outros trabalhadores precarizados e sem direitos; como formar empreendimentos de economia solidária; políticas públicas.
· Juventudes e movimentos sociais (disponível em: https://www.youtube.com/@InstitutoPaulSinger)
O curso resulta de levantamento sobre a atuação das juventudes nos movimentos da economia solidária, da ocupação da política, antirracista, feminista, pela justiça ambiental, pela educação transformadora. Apresenta as expressões culturais desses movimentos, suas tecnologias e suas estratégias de liderança. Os objetivos são discutir as visões, estratégias e metodologias que as juventudes têm desenvolvido para ocupar os espaços e processos de decisão na política, economia, educação, cultura e demais campos da luta social. Realizado com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo.
· Bem viver e outros mundos possíveis na América e em África (disponível em https://www.youtube.com/@InstitutoPaulSinger)
A pandemia do coronavírus evidenciou as crises socioambientais, econômicas e civilizatória. É para enfrentar estas crises que o curso visa problematizar categorias que nunca separaram humanidade e natureza. As experiências latinoamericanas de Bem Viver e outras semelhantes em África são apresentadas como lutas e concepções diversas do processo civilizatório que levaram às mencionadas crises. Realizado com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo.
· Decifrando Paul Singer
Curso online realizado em parceria com o Instituto Pólis, em 2022, com total de 10 horas.
O curso apresenta o pensamento e as ações de Paul Singer ao longo de sua vida, destacando a relação entre o desenvolvimento do capitalismo e a urbanização. Decifrar o pensamento de Paul Singer tem como chave a categoria de desenvolvimento. A partir dela, o autor analisa as desigualdades no trabalho, nas relações urbanas, de gênero e raciais. O autor mostra, ao longo de sua carreira, a possibilidade de superação do desenvolvimento capitalista pelo desenvolvimento solidário. Assim, percorre-se uma trajetória dos anos 1960 até 2018, ressaltando as diferentes noções de urbanização e as possibilidades das lutas urbanas e pela construção de uma economia pautada na solidariedade.
· Curso Introdução ao Desenvolvimento Solidário: economia, política, educação e alimentação para territórios solidários – Fundação Tide Setubal
O instituto encerrou o referido curso, que contou com apoio e a participação da Fundação Tide Setubal. Foram, ao todo, doze encontros quinzenais entre outubro de 2023 e abril de 2024. Tratou das questões relacionadas ao desenvolvimento territorial e de como promover o desenvolvimento solidário com os moradores dos bairros periféricos Jardim Lapena e União de Vila Nova, na zona leste de São Paulo, e com membros do Galpão ZL da Fundação Tide Setubal e do Instituto NUA (Nova União da Arte).
· Projeto – Desenvolvimento Solidário nos territórios Jardim Lapena e União de Vila Nova: formação de agentes multiplicadores – Fundação Tide Setubal
Devido aos resultados do curso anterior, renovamos a parceria com a Fundação Tide Setubal para, desta vez, formar agentes de desenvolvimento solidário nos dois bairros da zona leste paulistana. O trabalho será realizado de novembro de 2024 a março de 2025. A educadora do instituto participará de reuniões organizativas com as equipes do Galpão ZL, no Jardim Lapena, e do Instituto NUA, em União de Vila Nova, para planejamento e realização da formação, em que serão compartilhadas as atividades estratégicas e ações nos dois bairros.