O Instituto colabora com a preservação, ampliação, exposição e disponibilização do acervo e das obras de Paul Singer, fornecendo subsídios para atividades de formação e pesquisa.
No site http://paulsinger.com.br/ você encontra a biografia, lista completa de livros, artigos inéditos, resenhas e outros materiais de interesse para pesquisadores, estudantes e professores.
Convênio com o Instituto de Estudos Brasileiros – IEB/USP, que tem a salvaguarda do acervo Paul Singer, possibilita a organização de exposições temáticas e outras iniciativas de divulgação do acervo.
Evento Paul Singer 90 anos – intérprete do Brasil. Realização conjunta IEB-USP, Centro MariAntonia da USP e Instituto Paul Singer de uma série de quatro seminários, entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro de 2022, e uma exposição que segue até 28 de fevereiro de 2023, no edifício da rua Maria Antônia.
A exposição apresenta fac-símiles de documentos da Biblioteca e do Arquivo de Paul Singer, doados pela sua família ao IEB, em uma linha do tempo que apresenta sua longa trajetória intelectual.
O seminário “Paul Singer 90 anos – intérprete do Brasil” explorou as várias facetas da trajetória do autor em quatro mesas que tematizaram seu papel como intelectual, professor, militante, gestor público e sua produção em relação aos temas cidade, trabalho, desenvolvimento e economia solidária. A íntegra do evento está disponível em: https://www.youtube.com/@InstitutoPaulSinger
Em novembro de 2024, realizamos no Centro MariAntonia da USP o debate “Desenvolvimento e solidariedade no pensamento de Paul Singer”, em convênio com o IEB-USP. O objetivo foi aprofundar a discussão sobre as transformações da concepção de desenvolvimento no pensamento de Singer, que é um conceito que atravessa sua obra desde os anos 1960 até a sua elaboração do desenvolvimento solidário.
Com o Museu da Pessoa, realizamos o projeto Memória da Economia Solidária. São quinze histórias de vida gravadas com a tecnologia social do Museu da Pessoa com militantes da economia solidária de todo o país. O Instituto Paul Singer realizou a curadoria dos entrevistados, contribuiu com o roteiro e acompanhou as atividades. Buscou-se uma ampla representatividade de pessoas, agentes relevantes do cenário nacional da economia solidária das cinco regiões do país, num perfil composto por: mulheres em sua maioria, homens, jovens, indígenas, quilombolas e trabalhadores de fábricas recuperadas. O trabalho contou com o apoio financeiro de duas emendas parlamentares do então vereador Eduardo Suplicy cedidas ao Museu da Pessoa. As histórias produzidas estão disponíveis em https://museudapessoa.org/colecao/mem-rias-da-economia-solid-ria/.
Houve a cerimônia de lançamento da coleção digital de 15 histórias de vida de diversos militantes da economia solidária, no dia 22 de março de 2024, no Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo, com a presença de representantes do Instituto Paul Singer, do Museu da Pessoa, dos entrevistados, do Instituto de Estudos Brasileiros – IEB – USP e do deputado estadual Eduardo Suplicy. Na cerimônia, o IEB-USP anunciou a abertura do Acervo Paul Singer aos pesquisadores.
O Instituto colabora com as editoras Unesp e Fundação Perseu Abramo na divulgação da Coleção Paul Singer, que relança as principais obras do autor, com apresentações inéditas de especialistas. Veja os volumes já lançados aqui: https://editoraunesp.com.br/catalogo#paul-singer