©Instituto Paul Singer 2022 | Todos os direitos reservados.
CNPJ: 44.525.070/0001-39
"O mais Importante da Economia Solidária é a prática da solidariedade. Se vocês querem ser felizes, sejam solidários."
Paul Singer
O Instituto Paul Singer é uma entidade sem fins lucrativos, que visa continuar e reinventar o legado de Paul Singer na promoção da democracia e da solidariedade.
É Doutor em Engenharia de Sistemas e Serviços pela Universidade de Tecnologia de Delft (Holanda) e servidor público federal do Ministério da Economia. Graduado em economia (Universidade de São Paulo – USP), com mestrado em sociologia (Universidade de Brasília – UnB), lecionou ciência política (Centro Universitário do Distrito Federal – UniDF). Atualmente, atua como professor e pesquisador do curso de mestrado em jogos sérios na Universidade de Ciências Aplicadas NHL-Stenden.
Como Servidor Público Federal, foi Chefe de Gabinete do Paul Singer no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Assessor Especial da Ministra Tereza Campello no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e membro do laboratório de inovação em gestão pública (G.NOVA) na Escola Nacional de Administração Pública – ENAP. Possui artigos publicados nas áreas de Governo Aberto, Dados Abertos, Serious Gaming, Economia Solidária e Políticas sociais.
Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo- USP, investigadora do CEsA/CSG (Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento) e Professora do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (DCI) do ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão), Universidade de Lisboa. Coordena o Projeto AFRO-PORT, Afrodescendência em Portugal: sociabilidades, representações e dinâmicas sociopolíticas e culturais. Um estudo na Área Metropolitana de Lisboa (FCT, PTDC/SOC-ANT/30651/2017). Concluiu o pós-doutoramento sobre a produção de narrativas sobre migrantes e as mobilidades africanas (CAPES/PNPD 2018) no Instituto de Psicologia da USP, Brasil. Atua com os temas de mobilidades africanas contemporâneas, a afrodescendência e os processos e dinâmicas de categorização de minorias étnico-raciais e as metodologias qualitativas.